Pela integração na <em>Lisnave</em>

O Estado e a Navivessel, que ocupa hoje a posição de dona da Lisnave, há dez anos detida pelo Grupo José de Mello, não só não estão a cumprir o acordo que subscreveram, em 1997, sobre a reestruturação da indústria naval na Península de Setúbal, como não promovem o diálogo com os 209 trabalhadores da Gestnave e da Erecta excluídos do «plano social» e que, nos termos daquele acordo, devem ser integrados no quadro de efectivos da Lisnave.
Esta foi a mensagem que, no dia 29 de Novembro, trabalhadores daquelas empresas foram levar até junto da conferência «O Diálogo Social na Europa», organizada pela Comissão Europeia em Lisboa, no Hotel Corinthia. Aos participantes na conferência, foi distribuído um folheto - em Português, Francês, Inglês e Alemão - explicando as razões da luta e acusando o Governo e a empresa de contrariarem as «boas práticas de diálogo social» defendidas pelas instâncias europeias.
Anteontem, uma nova distribuição desse documento foi feita pelos trabalhadores na baixa lisboeta.


Mais artigos de: Trabalhadores

Sério aviso ao Governo

«Os trabalhadores continuarão a lutar porque não aceitam que lhes sejam retirados direitos que conquistaram em democracia», avisou Ana Avoila, saudando a participação numa das maiores greves de sempre na Administração Pública.

Consolidação na luta

Seis meses após a fusão das federações que deram origem à Fiequimetal, o primeiro congresso veio consolidar a maior federação sindical na indústria, como instrumento para melhor defender o emprego, os salários e os direitos dos trabalhadores.

<em>Portucel Viana</em> parou dois dias

Depois de pressões e ameaças, para tentar diminuir a adesão dos trabalhadores, a administração acabou por chamar a GNR, para identificar os elementos do piquete de greve.

A política do desemprego

Portugal tem a quarta mais elevada taxa de desemprego da União Europeia e as políticas do Governo de José Sócrates e do PS agravam a situação económica e social, comenta a Intersindical, a propósito das últimas estatísticas de Bruxelas.

Contra o desemprego

Os sindicatos da Hotelaria do Sul e da Alimentação e Bebidas convocaram para hoje, às 10 horas, uma concentração de trabalhadores da Unidos Panificadores, junto à sede da empresa, em Setúbal, depois da administração ter encerrado a fábrica e uma dezena de lojas e pastelarias, no final de Novembro.Os mais de 80...

Protesto crescente na <em>PT</em>

Caso a administração da Portugal Telecom não suspenda as alterações unilaterais que introduziu no cálculo e na actualização dos complementos de reforma dos trabalhadores originários dos ex-TLP, da ex-TDP e da ex-Marconi; caso não aceite negociar as medidas de correcção das situações mais gravosas da modificação do Plano...

Extinção do INETI

Funcionários e bolseiros do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação concentraram-se, dia 28, em Lisboa, junto do Ministério da Economia e Inovação, onde entregaram uma moção, aprovada na Assembleia Geral de Trabalhadores, de dia 22 de Novembro. Acusam a tutela de falta de transparência no processo de...